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Anúncio Omo



O sabão em pó Omo, da Unilever, lançado aqui no Brasil por volta dos anos 60, possuia a seguinte comunicação:


Essa propaganda antiga parece até uma reportagem. Nem vou falar da caixa (totalmente diferente da atual) e tãopouco do texto gigante. Só ressalto uma coisa: Para qual público o anúncio é dirigido? Mulheres donas de casa, que nos anos 60 realmente não tinham muita, digamos, representatividade na sociedade. Ok, vamos à propaganda atual:

Uma camisa suja depois de um jogo de futebol. Será que a Omo está dizendo para os homens lavarem seus próprios uniformes? Vai pensando enquanto eu vou ali ver se a minha mãe terminou o jantar....

Propaganda Itaú


O Banco itaú, após a fusão como unibanco, tornou-se o maior banco do hemisfério Sul. Em termos de publicidade e propaganda, o Itaú sempre soube se fazer presente utilizando alguns esteriótipos para falar com seu público, como nesse comercial antigo.




Acho que o mais legal de se reparar nessa propaganda antiga é o slogan gigante "Sempre perto atendendo você". Ele mostra uma preopacupação histórica do banco em simplificar a vida dos clientes.
Agora, vamos à propaganda atual do Itaú




Essa é uma propaganda bem interessante. O Itaú continua trabalhando esteriótipos em seus comerciais, porém, as cores e aquela muisiquinha no início da propaganda já ressaltam a identidade do anúncio. O que o mais chama a atenção é a preocupação com o consumidor que continua sendo exposta. Apesar disso, o novo slogan nem aparece.
O novo slogan é "Itaú, feito pra você". Qual slogan transmite melhor esse conceito? Difícil, mas eu prefiro o das propagandas atuais.

Anúncio Gillette

A evolução dos anúncios da Gillette daria um livro. É até difícil ressaltar apenas um aspecto quando vemos uma propaganda como essa:


Ortografia antiga, textos gigantes, ilustrações de época, enfim , "V.S." tem muito o que reparar nesse anúncio antigo. Vejamos agora a propaganda atual da Gillette:


Uma propaganda de uma promoção que divulga um site, utiliza modelos famosas, tratamento de imagem no photoshop, linguagem atual e diversos outros recusos. Só perde em um detalhe: Cadê o produto? Tudo bem que o intuito maior é divulgar a marca e a promoção, mas custava colocar a bendita lâmina de barbear na imagem? Será que a propaganda evoluiu tanto que não precisamos mais expôr o produto? Ou será que ainda temos algo a aprender com nossos avós da publicidade e propaganda? Fica a questão.

Comercial Brahma


Comercial de cerveja normalmente é voltado para homens e fala de duas coisas basicamente: Mulher e futebol. Mesmo com temas limitados, a abordagem das propagandas podem ser muito diferentes. veja esse comercial da Brahma de 2001




O tema é futebol, mas não aparecem jogadores, nem campo nem bola. Um anúncio que ficou famoso utilizando um tema comum com uma abordagem revolucionária.
Vamos ao novo comercial da Brahma (Ronaldo Brahmeiro):




É uma forma mais direta de explorar o futebol. A propaganda mostra o jogador Ronaldo (fenômeno) triunfante, imagens da copa, contusões e tudo mais. Quase uma super produção.
Sinceramente, nada contra o Ronaldo fenômeno, mas eu acho a tartaruguinha mais simpática

Propaganda Fusca


O Volkswagen Fusca é, sem dúvida um carro transcendental. É antigo e atual ao mesmo tempo e,
assim como no carro, o anúncio antigo inspirou a propaganda nova. Vejamos o comercial antigo:

Dá pra ver até as rugas no carpete! Mas é um bom anúncio. Tanto que serviu de inspiração para o atual:

Isso mostra que a propaganda não muda, ela evolui. Passa para outros níveis mas não perde a essência.


Comercial Bom Bril


Quem não conhece o garoto-propaganda Carlos Moreno? Estrela de longa data dos comerciais da Bom Bril que marcaram gerações. O Brasil inteiro conhece as propagandas com cenário simples e monólogos muito bem interpretados pelo ator como este de 1978:




A fórmula hoje continua a mesma. O interessante de se comparar aqui, não é o formato do anúncio nem o texto. O mais legal é reparar no quanto o ator envelheceu ao longo dos anos




Apesar disso, o talento de Carlos continua inconfundível, assim como a identidade que ele possui com o produto e que é percebida pelo público. Sua voz coninua a mesma, mas os seus cabelos...

Comercial Fiat


Dizem que propaganda de carro é tudo a mesma coisa, certo? O carro correndo na estrada, closes nos detalhes e tudo mais. Mas será que os comerciais antigos também eram assim? Repare na criatividade desse anúncio da Fiat de 1976:




Simplesmente genial! Mostrou bem o conceito da marca com uma propaganda simples e criativa.
Agora veja o comercial atual do novo Fiat:




O Carro com certeza evoluiu, mas e a qualidade do anúncio? E a criatividade? Qual você prefere?

Comerciais Coca-Cola


Já parou pra pensar em como as propagandas antigas são diferentes das atuais?
Vamos ver dois comerciais da Coca-Cola.
Preste atenção neste primeiro comercial antigo. A clássica propaganda da Coca-Cola com os ursos polares. Repare bem na qualidade da animação feita em 3D...




Agora vejamos uma propaganda mais recente, com o novo conceito, Open Happiness. Continue reparando na qualidade da animação 3D do comercial...




Quanta diferença! Imagine como será o comercial da Coca-Cola em 2029! Quem viver verá...

 
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