Curtiu?

Propaganda Skol

O ADvertido, um dos meus blogs preferidos sobre publicidade, divulgou umas lista com os piores comerciais de 2009 indicados pelos seus leitores. Entre eles estão alguns que eu realmente detestei e outros nem tanto, como este da Skol




Achei o comercial pertinente e acredito que ele siga a linha de humor que os comerciais da Skol adotam. Não entendi porque ele foi eleito como um dos piores do ano, mas essa é só a minha opinião. Se o pessoal escolheu, devem ter seus motivos.


Enfim, entre comerciais ditos bons e ruins, a verdade é que a Skol é um dos grandes anunciantes do Brasil e sempre (ou quase) nos brinda com anúncios divertidos como esse "Falou pouco mas falou bonito"




Propaganda do Boticário

Então é Natal! E, para celebrar esta época, nada melhor de que analisar propagandas de Natal.
Existem marcas como Coca-Cola, Leader e muitas outras que todo ano fazem as tradicionais propagandas de Natal: Mensagens positivas, Papai Noel e um Jingle que fique na cabeça (muita atenção nesse último aspecto).
O Boticário é umas das marcas que seguem a risca essa receita de comercial. Vamos ver a propaganda antiga do Natal de 2007 do Boticário:


Mensagem positiva, Papai Noel e JINGLE!
Vamos observar também as buscas relacionadas a palavra "publicidade" naquele natal:Bem diversificado, certo? Agora vamos ver a propaganda de natal do Boticário de 2009. "Luzes", criado pela AlmapBBDDO:





Isso mesmo, mensagem positiva e jingle! Um comercial mais animado...
Agora o mais interessante, vamos ao quadro de buscas relacionadas a palavra "publicidade" neste mês de Natal


O Boticário domina as buscas com uma propaganda que abriu mão do Papai Noel mas não abandonou o bom velhinho Jingle publicitário! Os dois vídeos possuem comentários como "Adorei a música. Com certeza o melhor! "; "disponibiliza essa versão da musica para downloads... " e "A música precisa dá o clima. A campanha é um sucesso."

Conlusão: Jingle dá certo em propaganda de Natal

Legal né? ;)

Comercial de Fim de Ano da Globo


O Propaganda está sob nova direção, eu, @CamilaPaulino,pondo em prática o 1º item da lista de promessas de 2010: voltar a blogar!!
A primeira propaganda que me vem a cabeça nessa época do ano (depois da Coca-Cola) é o comercial de fim de ano da Rede Globo. O mais antigo que encontrei foi o de 1972:






Bem... nada de mais... imagens estáticas de atores que até hoje estão por lá como Tarcísio Meira, Glória Menezes e Regina Duarte. Quase consigo ver o naylon segurando a frase que passa na frente do coral!
Aliás esse modelo com coral de funcionários/atores foi usado muitas vezes ao longo dos anos. Vamos ao próximo vídeo:









Uau, que quebra de padrão! eu ja estava esperando um comercial bucólico e com o tal do coral de branco, uma árvore bem grande e etc... Surpreendeu e dividiu opiniões! Com direito a MV Bill e Sr e Sra Bonner, cenas em stop motion e ritmo de Hip-hop! Não tem nada a ver com Natal, mas quem disse que tinha que ter?!
Pra uns, quebrou a tradição, para outros se modernizou.
E você? o que achou do atual comercial de fim de ano da Globo?


Comercial Nescau


Em primeiro lugar, pedimos desculpas pela falta de atualizações do blog. Tem sido tempos difíceis... Michael Jackson morreu e tudo mais...
Enfim, vejam essa propaganda antiga do Nescau




Palhaço, circo, elefantes e trapezistas. Nescau entendia bem do que as crianças de antigamente gostavam.
E do que as crianças atuais gostam? Vamos para o novo comercial de Nescau




A campanha "Nescau 2.0" convida os jovens a postarem vídeos seus na internet e coloca os melhores nos comerciais. Explorando bem o conceito de web2.0 e mídias sociais, Nescau disponibiliza inclusive um canal exclusivo no youtube
É, pelo visto, Nescau continua entendendo e evoluindo com seu público.

Resultado Promoção Yahoo! Meme

Já temos o vencedor da promoção Yahoo! Meme. Eis o Comentário:

"Tem como mandar os numeros da mega sena anterior ai?"

O Autor vai receber o convite imediatamente! Parabéns!

Comercial Apple


A Apple é uma marca revolucionária. O Lendário Steve Jobs soube muito bem conciliar produtos de qualidade com um buzz inigualável. E precisava mesmo fazer isso! Para entrar no mercado de computadores praticamente dominado pela Microsoft, o primeiro passo foi um comercial de muito impacto que foi exibido apenas uma vez. No intevalo do superbowl.




Hoje em dia, temos a clássica guerra: "I'm a Mac, I'm a PC" e a Apple investe numa propaganda que é a sua cara. Simples e eficiente.




E lembrando que nossa promoção Yahoo! Meme continua! Participem!

Promoção Yahoo! Meme


Quer ganhar um convite para a rede social Yahoo! Meme? Basta responder à pergunta:

"Em 140 caracteres, que mensagem você mandaria para os publicitários do futuro?"


E Caso consigamos chegar a 1000 seguidores no twitter, serão mais 2 convites como prêmio!





Regulamento:

As respostas devem ser postadas na forma de comentários no blog ou enviadas via reply para o Twitter do @propaganda.
Obs: Aos que responderem na forma de comentário no blog, pedimos que deixem um e-mail para que possamos entrar em contato.
A melhor resposta ganhará um convite para a rede social Yahoo! Meme.
Podem ser postadas mais de uma resposta por participante
Os organizadores do blog se reservam o direito de escolher como vencedora a resposta que eles julgarem melhor seguindo critérios de avaliação pessoais
Os organizadores não aceitarão questionamentos quanto ao resultado da promoção.
Se os 1000 seguidores no twitter forem alcançados, serão sorteados outros 2 convites para os autores da 2ª e 3ª melhor resposta;
A promoção dura até as 00:00 do dia 14/06. Não serão consideradas como participantes da promoção respostas enviadas depois deste dia;
O resultado da promoção será divulgado em formato de post no blog no dia 15/06;
Caso o vencedor tenha enviado a frase pelo Twitter (em forma de reply) ele será comunicado pelo Twitter (por Direct Message ou reply) e deverá fornecer um e-mail para que possamos enviar o convite. Caso o vencedor tenha enviado a frase através de um comentário no blog, o convite será enviado pelo e-mail que este, obrigatóriamente, deixará na mensagem.
Os comentários devem ser feitos, preferencialmente, no post da promoção ;
Ao participar da promoção, o candidato aceita que seu nome seja divulgado no blog, no twitter e em qualquer outra rede social caso este seja o ganhador.
Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de nenhuma das respostas. O candidato que participar da promoção estará aceitando automaticamente assumir o compromisso com o que escrever.
Caso não consigamos contato com o(s) vencedor(es), daremos o prêmio a outros participantes.
Caso sejam citadas propagandas antigas, propagandas atuais, cases de publicidade, comerciais antigos, comerciais atuais, anúncios e qualquer outro trabalho de qualquer agência, nós não nos responsabilizamos pelo conteúdo

Propaganda Brastemp


Para combinar com o post anterior com os anúncios da Omo, hoje falarei de máquina de lavar. Vamos ao comercial antigo da Brastemp



Um clássico da publicidade! Uma propaganda que marcou história com um dos slogans mais famosos de todos os tempos. Criatividade e ousadia pra colocar 2 homens num comercial de máquina de lavar!
Vamos agora à propaganda atual da Brastemp:




É, legalzinha... Mas, digamos que ela não é assim, uma Brastemp...

Anúncio Omo



O sabão em pó Omo, da Unilever, lançado aqui no Brasil por volta dos anos 60, possuia a seguinte comunicação:


Essa propaganda antiga parece até uma reportagem. Nem vou falar da caixa (totalmente diferente da atual) e tãopouco do texto gigante. Só ressalto uma coisa: Para qual público o anúncio é dirigido? Mulheres donas de casa, que nos anos 60 realmente não tinham muita, digamos, representatividade na sociedade. Ok, vamos à propaganda atual:

Uma camisa suja depois de um jogo de futebol. Será que a Omo está dizendo para os homens lavarem seus próprios uniformes? Vai pensando enquanto eu vou ali ver se a minha mãe terminou o jantar....

Propaganda Itaú


O Banco itaú, após a fusão como unibanco, tornou-se o maior banco do hemisfério Sul. Em termos de publicidade e propaganda, o Itaú sempre soube se fazer presente utilizando alguns esteriótipos para falar com seu público, como nesse comercial antigo.




Acho que o mais legal de se reparar nessa propaganda antiga é o slogan gigante "Sempre perto atendendo você". Ele mostra uma preopacupação histórica do banco em simplificar a vida dos clientes.
Agora, vamos à propaganda atual do Itaú




Essa é uma propaganda bem interessante. O Itaú continua trabalhando esteriótipos em seus comerciais, porém, as cores e aquela muisiquinha no início da propaganda já ressaltam a identidade do anúncio. O que o mais chama a atenção é a preocupação com o consumidor que continua sendo exposta. Apesar disso, o novo slogan nem aparece.
O novo slogan é "Itaú, feito pra você". Qual slogan transmite melhor esse conceito? Difícil, mas eu prefiro o das propagandas atuais.

Anúncio Gillette

A evolução dos anúncios da Gillette daria um livro. É até difícil ressaltar apenas um aspecto quando vemos uma propaganda como essa:


Ortografia antiga, textos gigantes, ilustrações de época, enfim , "V.S." tem muito o que reparar nesse anúncio antigo. Vejamos agora a propaganda atual da Gillette:


Uma propaganda de uma promoção que divulga um site, utiliza modelos famosas, tratamento de imagem no photoshop, linguagem atual e diversos outros recusos. Só perde em um detalhe: Cadê o produto? Tudo bem que o intuito maior é divulgar a marca e a promoção, mas custava colocar a bendita lâmina de barbear na imagem? Será que a propaganda evoluiu tanto que não precisamos mais expôr o produto? Ou será que ainda temos algo a aprender com nossos avós da publicidade e propaganda? Fica a questão.

Comercial Brahma


Comercial de cerveja normalmente é voltado para homens e fala de duas coisas basicamente: Mulher e futebol. Mesmo com temas limitados, a abordagem das propagandas podem ser muito diferentes. veja esse comercial da Brahma de 2001




O tema é futebol, mas não aparecem jogadores, nem campo nem bola. Um anúncio que ficou famoso utilizando um tema comum com uma abordagem revolucionária.
Vamos ao novo comercial da Brahma (Ronaldo Brahmeiro):




É uma forma mais direta de explorar o futebol. A propaganda mostra o jogador Ronaldo (fenômeno) triunfante, imagens da copa, contusões e tudo mais. Quase uma super produção.
Sinceramente, nada contra o Ronaldo fenômeno, mas eu acho a tartaruguinha mais simpática

Propaganda Fusca


O Volkswagen Fusca é, sem dúvida um carro transcendental. É antigo e atual ao mesmo tempo e,
assim como no carro, o anúncio antigo inspirou a propaganda nova. Vejamos o comercial antigo:

Dá pra ver até as rugas no carpete! Mas é um bom anúncio. Tanto que serviu de inspiração para o atual:

Isso mostra que a propaganda não muda, ela evolui. Passa para outros níveis mas não perde a essência.


Comercial Bom Bril


Quem não conhece o garoto-propaganda Carlos Moreno? Estrela de longa data dos comerciais da Bom Bril que marcaram gerações. O Brasil inteiro conhece as propagandas com cenário simples e monólogos muito bem interpretados pelo ator como este de 1978:




A fórmula hoje continua a mesma. O interessante de se comparar aqui, não é o formato do anúncio nem o texto. O mais legal é reparar no quanto o ator envelheceu ao longo dos anos




Apesar disso, o talento de Carlos continua inconfundível, assim como a identidade que ele possui com o produto e que é percebida pelo público. Sua voz coninua a mesma, mas os seus cabelos...

Comercial Fiat


Dizem que propaganda de carro é tudo a mesma coisa, certo? O carro correndo na estrada, closes nos detalhes e tudo mais. Mas será que os comerciais antigos também eram assim? Repare na criatividade desse anúncio da Fiat de 1976:




Simplesmente genial! Mostrou bem o conceito da marca com uma propaganda simples e criativa.
Agora veja o comercial atual do novo Fiat:




O Carro com certeza evoluiu, mas e a qualidade do anúncio? E a criatividade? Qual você prefere?

Comerciais Coca-Cola


Já parou pra pensar em como as propagandas antigas são diferentes das atuais?
Vamos ver dois comerciais da Coca-Cola.
Preste atenção neste primeiro comercial antigo. A clássica propaganda da Coca-Cola com os ursos polares. Repare bem na qualidade da animação feita em 3D...




Agora vejamos uma propaganda mais recente, com o novo conceito, Open Happiness. Continue reparando na qualidade da animação 3D do comercial...




Quanta diferença! Imagine como será o comercial da Coca-Cola em 2029! Quem viver verá...

 
©2009 Propagandas Antigas X Atuais | by TNB