Curtiu?

Propaganda Sukita

É impressionante como as pessoas se lembram com facilidade de uma propaganda que foi ao ar há mais de 10 anos! O tio Sukita é um clássico da publicidade brasileira, com uma ideia simples e bem executada.



Esse ano, foi lançado o comercial da Sukita Vitaminada, a história de uma latinha de Sukita desafiada a dar a volta ao mundo todo com uma tocha na mão. Vejamos o vídeo: 



Face um comercial tão bom quanto o do Tio Sukita, era preciso fazer um melhor. O que acharam do novo? Superou as expectativas?

Propaganda da Volkswagen: Ovelha-nuvem

 Foi ao ar esses dias a continuação da campanha do EspaceFox. Quem não lembra e não achou foda legal a propaganda do cachorro-peixe?? Pois é, criaram a ovelha-nuvem!
A dona da conta é a AlmapBBDO que não deixou à desejar no segundo comercial:



Depois da simpática Ovelha-nuvem, relembremos o Cahorro-peixe que rendeu à AlmapBBDO o 11º Prêmio no Festival Clio Awards 2009 de bronze na categoria TV/Cinema pelos efeitos visuais da campanha:



E já que o foco aqui é comparar com comerciais realmente antigos, encontrei um da Volkswagem da década de 80. Vejam o vídeo:


É impressão minha ou numa das primeiras imagens do carro aparece a logo da Mobil (aquela empresa que fabrica combustíveis e lubrificantes)? Reparem também nos efeitos sonoros do ronco do motor! No mais, o comercial enfatizou a versatilidade do carro comparando com o que mais estava em alta no Brasil na época: corridas! Até o macacão vermelho do ator reforçava isso remetendo ao de Senna na Mclaren (relembre aqui)! Estou chutando, mas a identificação e aceitação junto ao público deve ter sido boa.

Propaganda Transcendental!

Foram encontradas semana passada, propagandas da década de 50 no metrô de Londres.

Eu que nem gosto de cartazes antigos né... 
Essas relíquias estavam em uma área do metrô, na estação de Notting Hill, que foi desativada desde meados de 1950 em decorrência da substituição dos elevadores por escadas rolantes. O corredor onde os impressos foram encontrados por funcionários da manutenção davam acesso aos elevadores.
Os cartazes mostram como a publicidade impressa era feita pelas agências da época, cores, tipografias, figuras... Aliás, é impressão minha ou fotos eram quase inexistentes nos anúncios e predominavam as ilustrações que hoje são minoria nos impressos?
A empresa divulgou algumas fotos e manteve a área inacessível. Deliciemo-nos com elas:



Quem acha que esses cartazes deviam ir para um museu da publicidade levanta a mão! 0/
Aliás, existe um museu da propaganda?

Propaganda Nike

Às vésperas da Copa do Mundo, o Propaganda está finalmente entrando no espírito do Mundial #vaibrasiuu
Logo, resolvi comparar duas propagandas de uma empresa que sempre manda muito bem nesse período, a Nike é claro!
Na minha opinião os comerciais da Nike estão para Copas do Mundo assim como propagandas da Coca-cola estão para o natal. Já são parte dessas épocas de comoção mundial!

Trago aqui uma propaganda da  Nike de para a Copa de 1998 . Simplesmente fodástica legal, como o Ronaldo era magro...



E é claro trouxe o comercial desse ano inspirado na emoção do Mundial. O vídeo que foi posto no ar há menos de um mês já teve mais de 12 milhões de visualizações e a Nike teve considerável aumento de buscas no Google. Vejamos a tabela:



Duvido acho difícil que alguém ainda não tenha assistido ao vídeo dessa Copa, mas vou colocá-lo aqui para garantir!



O que acharam do 1º e do 2º vídeo?  Muita diferença entre 12 anos de filmagens?

Anúncios Antigos Coca-cola

Não sei se sabem, mas tenho um carinho especial por anúncios ilustrados. Encontrei uma série de cartazes antigos da coca-cola no blog Publistorm, me apaixonei achei interessante e resolvi publicá-los aqui também. Vejamos alguns deles:



Algo que chama a minha atenção nestes impressos é a figura feminina quase sempre presente e sempre sutilmente sensual.
Dando um Google descobri que os caratazes naquela época eram pintados à mão e com tinnta guache. No Brasil temos um ilustrador bastante famoso que utiliza as mesmas técnicas aplicadas nestes cartazes da Coca, o Benício, que tem em seu protifolio mais de 300 cartazes para filmes como "Dona Flor e seus dois maridos" em 1976 e "Os Saltimbancos Trapalhões". Alguns:

Ilustrou também Vera Fischer em 1973:

E para não dizer que não comparei com nada recente consegui encontrar esse cartaz que o próprio Benício ilustrou ano passado (eu acho) para a campanha dos hamburgers clássicos do Bob's.
 

E você? Compartilha dessa admiração por estes impressos?
Obs: links originais aqui e aqui.

Comercial da Gol

Mais dificil do que o Brasil ganhar essa Copa é eu ter tempo de passar por aqui!
Não vou choramingar dizendo que estou sem tempo, vou tentar postar pelo menos uma vez por semana. Se eu conseguir vou aumentando prograssivamente, ou não.
Falando em Copa, o Robinho é garoto propaganda da gol né? Gostei da propaganda, o velho joguinho de palavras, sem surpresas e com apelo emocional(somado ao espirito patriota que toda Copa causa nas pessoas), formato bastante conhecido pelo público e não por isso mal visto pelos consumidores.

Mas nem sempre foi assim... a Gol ja teve proagandas bem "fora da caixa" acho até que o recall foi maior nesta mais antiga. Obs: é puro achismo meu.
Vamos ao vídeo!

Aliás que musiquinha chiclete hein...Bem, faz parte de estratégia!
Gostou? Odiou? Tem sugestões? Use esse espaço aqui embaixo!

Anúncios de Cerveja


Já que esse blog só fala de propaganda, eu nao poderia deixar de pelo menos citar o case Devassa.
Nao vou comparar uma propaganda antiga da Devassa com essa nova censurada pelo Conar (até porque não tem),farei diferente. Falarei dos anúncios de cerveja como um todo.
Quando penso em propaganda de cerveja ou bebida alcólica em geral, inevitavelmente penso em uma mulher maravilhosa associada ao produto.
Nem sempre foi assim.

Os anuncios antigos exaltavam a cerveja não necessariamente usando apelo sexual. Eles se valiam das características do produto, comparavam-no com
marcas top-of-mind de segmentos totalmente diferentes e colocavam a figura feminina como símbolo de elegancia e status, valorizando o produto.vejamos alguns impressos:



Não é de hoje que a mulher é usada como objeto de apelo sexual nas mais diversas propagandas.
Antes que pensem NÃO, não me sinto nenhum pouco ofendida com isso. Minha opinião é que cada mulher exalta seu diferencial e é respeitada
a partir do que mostra sobre si mesma. Por isso, pra mim, é puro recalque dizerem que gostosas em propagandas banalizam a mulher,
as que estam lá escolheram serem vistas dessa forma.



Saindo do moralismo e voltando à esfera publicitária, anúncios recentes:







A grande questão nesse caso para mim é: porque as cervejas massificaram o uso de mulheres mesmo que o resultado não seja tão criativo quanto,
por exemplo, a Brahma com sua tartaruguinha?


E porque a Paris foi censurada e não a Julina Paes ou tantas outras boas "made in brazil"? hipocrisia?
#vaisaber

Propaganda Honda


A graça desse post certamente é o jingle interpretado por essa figura simpática! Sim o Gordinho da Honda! Comercial de 1994 que marcou época, sem mais caracteres, vamos ao vídeo:









Assisti umas 5 vezes seguidas esse comercial!
Resultado: o jingle colou na minha cabeça ¬¬  #preciseicompartilharisso
a ideia foi super simples assim como o cenário, a movimentação da câmera e a iluminação, mostrando que quanto mais simples mais genial a coisa é. O comercial mais novo não tem jingle-chiclete, mas esse institucional foi bem trabalhado. 






"Eu fui pra minha cama/Na cama com o pijama/ yeah yeah.."





          Agradeço à @emanuellebe por me lembrar dessa propaganda e consequentemente         sugerir esse post! 





E aí gostou? lembrava desse jingle? comente!


Comercial Duracell

E quem não lembra desses coelhinhos da Duracell??
Certamente essa foi a melhor propaganda que uma marca de pilhas ja fez, ou será a unica?.
A primeira aparição deles foi lá pela década de 80, com um tambor.



Deu tão certo que mais de 20 anos depois fizeram outro comercial mas com o mesmo conceito, e claro, com o coelhinhos cor-de-rosa (isso ainda te hífen?), mas sem o tamborzinho! Próximo vídeo:



Outra coisa que me chamou a atenção foram os slogans: "A pilha duradoura, nenhuma pilha se parece com ela, ou dura como ela"  hoje em dia normalmente os slgans são beeem menores e contém o nome da marca. A Leo Burnett,  atual dona da conta, modernizou o slogan e diminui consideravelmente seus caracteres: "Duracell dura até 8 vezes mais"
Podemos dizer que o coelhinho da Duracell é transcendental?

Dê sua opinião e sugira propagandas para os próximos posts!

Por @CamilaPaulino

Comercial Fruttare: O Garoto-Banana

Tem feito tanto calor aqui no Rio que eu não podia ter escolhido outra propaganda!
Sim picolé! ou melhor o Fruttare da Kibon:





Bem esse comercial não tem nada especial, mas é o conceito bem amarrado exaltando o principal diferencial do Fruttare: ser 100% natural
Próxima propaganda:





Ok, campanha nova e mais uma vez quiseram mostrar que o Fruttare é feito com frutas de verdade, só que agora não vou conseguir tomar esse picolé sem lembrar e ficar com pena do garotinho-banana! 
Não sei se você compartilha da minha opinião, mas acho que alguém viajou na banana na hora de aplicar o conceito! =P


 @CamilaPaulino

Comercial Coca-Cola



Vamos brindar 2010 com uma Coca Cola?







Ok, sem muitos comentários. Esse comercial valoriza a cultura brasileira reforçando os estereótipos "Tupiniquins". Próximo vídeo:








A música continua sendo um componente marcante nas propagandas da Coca cola. O que me chamou a atenção é que hoje em dia sempre tem alguém bebendo o refrigerante e no segundo vídeo essa cena é bastante enfatizada. Na propaganda antiga simplesmente ninguém bebe o refri e o produto só é mostrado -literalmente- no último segundo!


Eu beberia a Coca da propaganda mais nova! E você, de qual gostou mais?

Mc Donald's

Hoje vamos falar de Mc Donald's. Uma das marcas mais famosas do mundo e uma das mais citadas na Internet. Porém, no post de hoje não quero mostrar nenhuma propaganda nova e nem comerciais antigos, vou falar de uma outra coisa que me deixou muito intrigado. Por acaso alguém lembra destes personagens?



o Mc Donald's, na minha opinião, é um exemplo do poder do marketing na mente das pessoas. Quem se lembra do último brinde do Mc Lanche Feliz? Poucos. Mas aposto que todos sabem que o atual é do Avatar. Aliás, Essa tática de fazer propaganda casando o Mc Donald´s e o filme infantil do momento é genial.
Além disso, os famosos arcos dourados em forma da letra M são reconhecidos praticamente em qualquer lugar do mundo. Mais um golpe de mestre.
Mc Donald's já não vende só hamburguer há muito tempo. Mc Donald's vende alegria, diversão e satisfação. E aliado a isso vemos um marketing que se renova muito bem ( ou um poder sobrenatural de apagar a memória do público)
Mais um teste: Alguém lembra como eram as embalagens antigas do Mc Donald's? Difícil né?
Essas foram as melhores fotos que achei:



Eu gostaria muito mesmo de saber o que aconteceu com o Papa Burger e seus companheiros (cujos nomes, por algum estranho motivo eu já não lembro)

 
©2009 Propagandas Antigas X Atuais | by TNB